top of page

Pai rico, filho nobre, neto pobre! - Planejamento Sucessório

  • Foto do escritor: Mariella Matos
    Mariella Matos
  • 4 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 19 de fev. de 2024

Já pensou em como sua falta pode afetar sua empresa?


Tenho certeza que este dito popular é tudo que você NÃO deseja para o futuro da sua família.

Você que sempre batalhou para construiu seu império que é o que traz o conforto para sua família, não deseja que ele se acabe após sua partida, não é mesmo?

Mas você já pensou como ficará sua empresa quando você partir?

Quem será seu sucessor? Ele possui capacidade para gerir sua empresa de forma que ela continue sendo uma empresa de sucesso?

Caso a sua resposta tenha sido não, saiba que existem remédios jurídicos que poderão ser utilizados da melhor maneira para planejar sua sucessão.

Se você vem ao longo dos anos preparando seus sucessores para assumir seu posto na sua falta, com certeza esta tranquilo com as respostas que deu as perguntas acima, mas se estas perguntas te causaram desconforto, saiba que você não está sozinho.

Segundo o especialista Volnei Castilhos, maioria das empresas familiares no Brasil, após a partida do seu fundador, sofre perdas quase irreparáveis decorrentes da má administração feita por sucessores inaptos.

É nesta maioria que o dito popular se firma, já que os maiores prejudicados por esta má administração são os próprios herdeiros que perdem talvez sua única ou principal fonte de renda.

Diante disto, é muito importante que empresários que procura trazer maior segurança para si e para sua família busquem a orientação de um advogado especializado para elaborem um planejamento sucessório.

Certamente, ao ler planejamento sucessório já venha a sua mente o testamento, a doação e principalmente as Holdings, mas estes não são os únicos remédios jurídicos para "blindar" seu patrimônio planejando a sua sucessão.

Há um remédio jurídico ainda pouco conhecido no Brasil, mas que caso seus herdeiros não estejam aptos para assumir a administração da sua empresa, torna-se uma excelente opção.

Trata-se do Seguro de Sucessão Empresarial que aliado a sustentações jurídicas necessárias, protegerá sua empresa e garantirá os direitos dos seus herdeiros.

Com o seguro, quando você vier a faltar, seus herdeiros serão indenizados na proporção do seu quinhão hereditário (ou seja, no valor das cotas que lhe couberem), evitando assim que assumam um posto para o qual não estão preparados ou que não desejam assumir. Afinal, "não estar preparados" poderia comprometer a saúde financeira da empresa e ocasionar até mesmo o encerrarem das atividades ao longo do tempo.

Talvez você esteja pensando, mas meus herdeiros estão preparados, não necessito deste seguro. Então vamos mudar o foco e pensar nos sucessores do seu sócio - se o seu sócio venha falta os sucessores dele teriam a expertise para assumir e administrar empresa junto com você?

Pode ser que eles não tenham esta capacidade de gerir a empresa ou você mesmo não tenha a interesse em "dividir" a administração com quem até o momento estava fora ou não prestava um papel relevante dentro dos quadros da empresa. Neste caso, você teria capital para dispor repentinamente e adquirir as cotas dos herdeiros quando da falta deste sócio?

Pois é, esta é outra vantagem do seguro, a de evitar que sejam utilizados recursos da empresa ou dos próprios sócios remanescentes para pagamento dos custos da sucessão, garantindo que os acionistas/cotistas e empresa continuem capitalizados.

Ademais, os recursos a serem pagos pela seguradora também são isentos de Imposto de Renda, ITCMD (Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação), não entram no #inventário e são pago pela seguradora em até 30 dias, tornando o seguro de sucessão empresarial um instrumento interessante ao planejamento sucessório e uma garantia de segurança a saúde financeira da empresa.


Se você empresário deseja saber mais sobre como proteger sua família e empresa, gostaria saber mais sobre o seguro de sucessão empresarial e fazer um planejamento sucessório,  fale conosco, meu escritório está a disposição para atendê-lo.


Confira outras dicas de Direito Sucessório em nosso Blog e siga-nos no Facebook e Instagram! Até breve!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page